SIMPLESMENTE - F O R A S O B R I N H O

SIMPLESMENTE - F O R A  S O B R I N H O
Vamos colocar ele pra fora da Prefeitura

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PAINEL POLÍTICO – Municipal nega, mas diretório estadual confirma denúncias contra Roberto. E o MP entra no caso

Retrucando

O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores Tácito Pereira enviou um “esclarecimento” à coluna informando que “este Diretório Municipal não recebeu nenhuma denúncia formal ou informal contra os mesmos”. Entre outras coisas, Tácito afirma que não existem irregularidades no contrato entre a prefeitura e a Marquise (em momento algum a coluna afirmou isso), e que “a fonte da coluna está totalmente equivocada”, em relação a possibilidade de expulsão do prefeito Roberto Sobrinho e do secretário municipal de Administração, Joelcimar Sampaio. (a íntegra do e-mail de Tácito no fim da coluna).
Pois bem
PAINEL POLÍTICO como determina o bom jornalismo não se vale apenas de uma fonte. Em geral ao recebermos uma informação, confirmamos com pessoas ou órgãos relacionados ao assunto, para confirmarmos a veracidade, antes de divulgá-las. Claro que erros ocorrem, e às vezes cometemos deslizes que são corrigidos posteriormente. Mas esse não é o caso.
Hierarquia
Ocorre que como bem explicou Tácito Pereira em seu e-mail, “este Diretório Municipal não recebeu nenhuma denúncia formal ou informal contra os mesmos”. Realmente, a denúncia foi feita a direção estadual da legenda, tendo em vista o fato de que existe a suspeita de que Tácito Pereira também tenha se hospedado no hotel Gran Marquise, luxuoso prédio que fica situado na Avenida Beira-Mar em Fortaleza (CE). Devido a essa hierarquia, e pelo fato de estar sob suspeição, Tácito não foi comunicado sobre a reunião que ocorre nesta quinta-feira. Talvez seja avisado momentos antes. Ou não.
Investigando
Para complicar ainda mais a já cabeluda situação da trupe municipal, o Ministério Público do Estado, que há tempos vem investigando possíveis irregularidades no contrato entre a prefeitura e a Marquise, resolveu averiguar o possível recebimento de “mimos” por parte do prefeito e membros do primeiro escalão. De acordo com dirigentes do Partido dos Trabalhadores, a situação é considerada gravíssima, já que reflete diretamente na imagem da legenda. E o PT, o que menos quer atualmente é estar envolvido em escândalos.
Generosidade
A Marquise, a titulo de “generosidade”, oferece hospedagens em seu hotel a diversos políticos de Porto Velho. O vice-prefeito Emerson Castro declarou à coluna que recebeu diversos convites para se hospedar no Gran Marquise, desde quando era vereador, e nunca aceitou. Sobre as viagens de Roberto Sobrinho, Emerson declarou que não sabia de nada. Também afirmou que se depender dele, Roberto permanece no cargo, “se hipoteticamente Roberto fosse expulso do PT, ele continuaria prefeito no que depender de mim, jamais entraria na justiça ou qualquer outra instância para querer sua vaga”, afirmou por telefone à coluna.
Resumindo
Essa história do lixo vai começar a feder, e muito. E o PT vai aguardar a defesa de Roberto e Joelcimar Sampaio antes de tomar alguma providência. Historicamente o partido força até que o militante peça para sair. Foi assim como Sílvio Pereira, aquele que “ganhou” uma Land Rover da empresa GDK, que prestava serviços à Petrobras. Na executiva nacional, a imagem de Roberto também não anda lá essas coisas. A batata está assando, resta saber se vão deixar queimar ou jogar um balde água para esfriar. A reunião é amanhã, viu Tácito.
Suspenso
Tácito afirma em seu e-mail que “todo o processo licitatório obedeceu aos ditames da lei e o acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado”, acontece que o tal certame está suspenso pelo próprio Tribunal de Contas. A Marquise tentou no Tribunal de Justiça uma liminar para suspender a suspensão do TCE, e não conseguiu. Foram encontradas pelo TCE, diversas irregularidades no processo que por enquanto, continua parado. E para complicar ainda mais essa bizarra situação, surgiu a denúncia de recebimento de “mimos” por parte do prefeito. Acho difícil essa batata não queimar.
Multimargem
A empresa Multimargem, que era responsável pelo gerenciamento da consignação de empréstimos à servidores do Estado pode voltar. O governo criou o CECON, um conselho responsável pelas averbações e os servidores que foram destacados para essa função não estão dando conta e empregados da Multimargem é quem estão gerenciando o sistema. Pior é que a comissão, nomeada por CDS está apenas gerando despesas. Os correspondentes bancários vem exercendo forte pressão sobre o governo para que a Multimargem volte, mas a coisa não é bem assim. Para que o gerenciamento desses empréstimos volte a iniciativa privada, é necessário que se faça uma licitação.
Sem votar
A Câmara Municipal de Ji-Paraná ainda não votou as contas de Acir Gurgacz, referentes ao período em que o agora senador foi prefeito daquele município, no distante ano de 2000. O Tribunal de Contas do Estado entendeu que Acir não aplicou os 25% obrigatórios na educação do município e com muito esforço chegou a 19%, por isso suas contas foram reprovadas. Porém, a Câmara de Vereadores precisa votar e pode acompanhar o Tribunal, o que normalmente ocorre, até porque são técnicos isentos que fazem as inspeções ou aprovar, o que seria uma ação politiqueira. Pelo andar da carruagem, a Câmara deve estar querendo aprovar.
Ainda Jipa
Falando em contas, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Isaú Fonseca teve as contas reprovadas no TCE. No caso dele, a decisão é terminativa e os recursos devem ser feitos diretamente ao Tribunal.
Complicado
Em 2009 o Rondoniaovivo fez um plano empresarial com TIM e a loja, que na época intermediou o negócio fechou e o gerenciamento do contrato foi transferido para outra empresa. Foram comprados na época, 13 aparelhos de telefone, sendo que alguns deles vieram bloqueados, apesar da TIM viver dizendo que os clientes tem liberdade de escolha. Pois bem, há mais de um mês que venho tentando desbloquear o aparelho. Já foi feito contato com a loja responsável pelo plano, com os canais de comunicação do site da TIM, por telefone e nada. Devido a mudança de prédio, a nota fiscal única, onde constavam todos os aparelhos foi extraviada e a TIM informou que “nada pode fazer”. Difícil acreditar que uma empresa como a TIM não consiga identificar em seus contratos a quem pertence os aparelhos. Nas lojas eles só desbloqueiam mediante apresentação da nota, o que é bom. Mas por outro lado eles dizem que “não sabem se o aparelho é mesmo da empresa”. Essa é boa.
Casa nova
Nesta quarta-feira, a partir das 17 horas, acontece a inauguração da nova sede do PSDB em Porto Velho. O presidente da legenda no Estado, ex-senador Expedito Júnior, vem trabalhando firme para fortalecer o partido, visando às eleições de 2012. Os tucanos vêm sofrendo sucessivas derrotas em Rondônia, mas Júnior pretende reverter essa situação. Expedito que é uma das maiores lideranças políticas do Estado, vem tendo problemas com a justiça eleitoral devido a diversas falhas em seus processos, e apesar disso, ainda aparece como grande favorito em diversos segmentos sociais e empresariais, tanto para disputar a prefeitura da Capital, quanto o governo do Estado em 2014. Só precisa resolver as pendências jurídicas.
Buraqueira
Uma importante entidade ligada a esportes em Rondônia é suspeita de embolsar mais de R$ 2 milhões em eventos duvidosos, e não está prestando contas a seus associados nem a seus diretores. Alguns convênios são tão cabeludos, que não dá para acreditar nas justificativas apresentadas para a liberação de recursos. Pior é que a coisa veio do governo anterior e já recebeu dinheiro da atual gestão. O presidente da entidade estaria participando de alguns negócios com determinado assessor de primeiro escalão.
Violência sexual e saúde mental
As mulheres vítimas de estupro e outras formas de violência sexual sofrem mais com enfermidades mentais ao longo da vida e seu nível de propensão ao suicídio é mais elevado, revelou um estudo australiano nesta quarta-feira. As conclusões foram consideradas preocupantes pelos autores. No estudo, publicado no "Journal of the American Medical Association", os pesquisadores analisaram os resultados de um questionário realizado pelo Departamento Australiano de Estatísticas em 2007 com 4.451 mulheres entre 16 e 85 anos. Os especialistas distinguiram quatro tipos de violência no estudo: a violência conjugal, o estupro, outros tipos de violências sexuais, e o assédio. Fizeram a mesma coisa para as enfermidades mentais, separando a ansiedade grave, a depressão e o consumo de drogas. O estudo aponta que 69% das mulheres que sofreram dois dos tipos de violências classificadas têm problemas mentais ao longo de sua vida, e o nível aumenta até 89,4% nas mulheres que sofreram três tipos de violências. A taxa de tentativas de suicídio é de 1,6% em mulheres que não sofreram violências sexuais, enquanto que alcança os 6% nas que sofreram algum tipo de violência e 34% em mulheres vítimas de três ou quatro agressões. Esta pesquisa é a mais completa já realizada a partir de uma amostragem representativa.
Resposta de Tácito Pereira
Prezado Jornalista Alan Alex,
Li atentamente sua coluna de 02 de agosto postada no jornal eletrônico Painel Político. Quero tomar a liberdade de fazer alguns comentários sobre alguns parágrafos, inclusive do título da coluna e sendo possível que seja postado no referido espaço
 O Prefeito Roberto Sobrinho e o Secretário de Administração do Município Joelcimar Sampaio são filiados ao Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Porto Velho, o qual sou Presidente. Este Diretório Municipal não recebeu nenhuma denúncia formal ou informal contra os mesmos. Portanto não há nenhum pedido de expulsão dos dois filiados do PT.
No que refere ao processo licitatório, o qual o jornalista faz alusão na referida coluna, destaco que todo o processo licitatório obedeceu aos ditames da lei e o acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado, seja na fase preparatória tento sido seu Edital aprovado pelo Pleno do TCE, seja no processo de licitação que foi acompanhado por um funcionário do Tribunal  e na homologação e assinatura do contrato, portanto não há nenhuma irregularidade no processo licitatório e no referido contrato.
Ainda sobre esse contrato, o Prefeito Roberto Sobrinho em recente reunião com os membros de diversos Conselhos municipais de políticas públicas destacou que a concessão representou a economia de mais de dois milhões de reais para o município de Porto Velho em apenas um ano de contrato, além de garantir a instalação de um incinerador, aterro sanitário e a implantação da coleta seletiva no município.
 Em conversas com os dois filiados que são citados na coluna, os mesmos negaram de forma enfática que jamais receberam qualquer tipo de “mimo” (citando o termo da coluna) por parte da empresa vencedora da referida licitação.
 Tenho certeza que o jornalista acreditou em sua fonte, porém destaco aqui que ela está totalmente equivocada. Reforço que o petista e Prefeito Roberto Sobrinho, o Secretário e petista Joelcimar Sampaio tem a consideração e o respeito do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Porto Velho.
 Abraços
 Tácito Pereira
Presidente PT Porto Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário