SIMPLESMENTE - F O R A S O B R I N H O

SIMPLESMENTE - F O R A  S O B R I N H O
Vamos colocar ele pra fora da Prefeitura

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OPERAÇÃO TERMOPILAS: PENSARAM QUE PF ESTAVA PARADA...

Logo após 'Marcha contra corrupção', Rondônia tem resposta em operação da PF
Sem aviso prévio e agindo com competência e agilidade, MP se une à Polícia Federal e Civil e desmascara quadrilha que agia no âmbito do Poder Público de Rondônia

Nem mesmo os mais otimistas dos que participaram da Marcha Contra a Corrupção em Porto Velho, na última segunda-feira (14), imaginariam que menos de uma semana após o ato, a Polícia Federal desencadearia, junto com o Ministério Público de Rondônia e a Polícia Civil, a operação Termópilas, cumprindo 14 mandados de prisão e 57 de busca e apreensão, culminando inclusive na prisão do presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo (PTB), acusado de reger um grande esquema de corrupção.

A nota oficial da Polícia Federal, logo pela manhã desta sexta-feira, dizia que
“segundo as provas do inquérito, o grupo agia sob a liderança do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e praticava crimes no âmbito de algumas secretarias de Estado, destacando-se a SESAU, SEJUS e o DETRAN, para favorecer empresas do ramo de serviços e alimentação desta capital”. Os investigados na operação deverão responder a nada mais, nada menos do que pelos crimes de extorsão, formação de quadrilha (ou bando), falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, trafico de influencia e corrupção ativa, segundo aponta ainda a nota oficial da PF.

Em nota, o Ministério Público de Rondônia também se manifestou, indicando empresas de fachada pertencentes a ‘laranjas’ cujo verdadeiro dono seria na verdade o presidente da Assembleia, Valter Araújo:


“ –
Constatou-se que o grupo praticava crimes nas Secretarias de Estado da Saúde (SESAU) e Justiça (SEJUS) e no DETRAN, objetivando favorecer as empresas Reflexo Limpeza e Conservação LTDA., ROMAR - Prestadora de Serviços LTDA., Fino Sabor Comércio de Serviço de Alimentos LTDA., MAQ-Service - Serviços Contínuos LTDA., Contrat - Serviços Especializados LTDA-ME., dentre outras. Pertencentes a laranjas, estas empresas ocultavam os verdadeiros proprietários, como é o caso da Reflexo e ROMAR, que são de propriedade do Presidente da Assembleia Legislativa”.

A organização criminosa, supostamente orquestrada por Valter, estaria agindo, segundo o MP, loteando licitações e contratos de prestação de serviços junto à administração pública estadual mediante corrupção e tráfico de influencia. Os indícios apontam ainda o envolvimento de mais sete deputados estaduais – os nomes ainda não foram divulgados.


RECOMENDAÇÃO


O Ministério Público de Rondônia expediu recomendação nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, ao governador Confúcio Moura para que sejam revogados de imediato os contratos firmados com as empresas Reflexo Limpeza e Conservação LTDA., ROMAR - Prestadora de Serviços LTDA. e J.W. Consultoria, Assessoria e Construções LTDA., as quais têm como sócio administrador o presidente da Assembleia Legislativa, que está impedido de contratar com o Poder Público. A recomendação é um desdobramento da Operação Termópilas, desencadeada na manhã desta sexta-feira pelo Ministério Público em conjunto com a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU).


O MP recomenda ainda a imediata suspensão do pagamento de 30% dos créditos que porventura tenham as empresas Reflexo, ROMAR, J.W. Consultoria, Joplin, EMRON, Fino Sabor, MAQ, Contrat e Soluções Comércio e Serviços LTDA., sobre as quais pesam indícios de fraude na contratação e manutenção dos contratos junto ao Estado de Rondônia, devendo este percentual ser depositado em juízo.


ESCLARECIMENTOS


A Polícia Federal deve prestar maiores esclarecimentos a partir das 14h desta sexta-feira, em sua sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário