SIMPLESMENTE - F O R A S O B R I N H O

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Vamos colocar ele pra fora da Prefeitura

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CUIDADO CONFUCIO....“Construção” de rodoviária no mesmo local é jogar dinheiro fora

Reforma
O governo de Rondônia se comprometeu, através da assinatura de um convênio, a repassar R$ 5 milhões para a prefeitura “construir” um novo terminal rodoviário. Mas o prefeito, no alto de sua sapiência, afirma ter feito um “estudo” e descobriu que o atual local onde funciona o terminal é onde deve ser construído o novo, demonstrando total irresponsabilidade com a cidade e inegável desconhecimento do crescimento populacional de Porto Velho. O que vai ser feito, ao custo total de “R$ 12 a R$ 13 milhões”, segundo a prefeitura, vai ser uma reforma e ampliação.
Flashback
Voltando um pouco no tempo, para quem não sabe ou não lembra, o prefeito reuniu seu “staff” no resort Três Capelas no início de 2009, durante dois dias, com todas as despesas pagas, para uma reunião onde “pensariam” a Porto Velho de 2012. A reunião que deveria ser de trabalho, claro, não rendeu nada, a não ser rodadas de cerveja, banhos de sol e piscina e muito papo-furado. O custo da brincadeira não se sabe, porque a prefeitura é um balaio de gato no quesito transparência. Mas o importante sobre essa volta ao tempo é refletir sobre o que “pensaram” naquela época sobre a rodoviária.
Pois bem
Voltando um pouco mais, em 2006 Roberto Sobrinho avisou que construiria o novo terminal. O anúncio foi feito com toda a pompa, e contou inclusive com discurso do então secretário de transportes do município Cláudio Carvalho. Na ocasião Carvalho avisava que o novo terminal seria exatamente onde está o atual e que a escolha havia sido feita pela população através de uma enquete (?). ele também afirmou, “a permanência da rodoviária na mesma área também conta com o apoio de segmentos importantes ligados direta e indiretamente às operações do terminal”. Traduzindo, atende diretamente as empresas de ônibus (leia-se Eucatur, grupo ligado ao PT de Roberto Sobrinho), e os proprietários de hotéis que funcionam naquele entorno.
Necessidade
Porto Velho precisa de um terminal rodoviário grande, moderno e situado fora da Avenida Jorge Teixeira e a explicação para isso é simples, onde está não atende a população. Quem viaja de ônibus, com raras exceções, o faz porque é mais barato e não porque gosta. É horrível ter que encarar dois ou três dias sentado em uma poltrona dentro de um ônibus fechado que no fim do primeiro dia já está com cheiro de banheiro sujo. Porto Velho precisa de um terminal rodoviário que tenha ao seu lado um terminal urbano, onde praticamente todas as linhas de ônibus se encontrem e possam atender a maior quantidade possível de pessoas. O aeroporto já é um absurdo, porque para chegar ou sair de lá tem que ser de taxi ou carro particular.
Reengenharia
Porto Velho precisa de um engenheiro de trânsito que faça um planejamento de novas rotas, e de um terminal rodoviário que atenda a cidade ao menos pelos próximos 20 anos, projetando aí, o crescimento populacional. Não precisamos de um remendo mal feito, como aconteceu com o mercado municipal. Investir R$ 12 milhões na construção de um terminal fadado a se tornar obsoleto em no máximo cinco anos é uma irresponsabilidade sem tamanho. Sem contar os transtornos causados pela obra naquele local. E como essa prefeitura tudo começa e quase nada termina, podemos esperar muitos transtornos. Ainda bem que essa turma sai em 2013.
Falando em trânsito
Hoje para estacionar na Avenida Sete de setembro é um sufoco devido a quantidade de veículos que quadriplicou em Porto Velho, e, ao invés da prefeitura buscar meios para resolver esse problema, faz é piorar a situação. Aumentou o número de estacionamentos exclusivos para taxi, com 5 a 8 vagas; está permitindo que empresas criem estacionamentos exclusivos, usando para isso as calçadas, o que por si já é ilegal. Me desculpem os lojistas, mas a prefeitura não poderia permitir estacionamentos na Avenida Sete de Setembro. Uma solução seria transformar a rua Barão do Rio Branco em estacionamento, desafogando a Sete. Mas parece que lá pelas bandas da Semtran a turma não consegue pensar muito bem. A maior obra deles consiste em mudar o sentido de ruas a avenidas.
Para galera
Uma ala do PT vem se esforçando, e muito, para tentar “descolar” a imagem de Roberto Sobrinho do partido. A idéia é mostrar que Roberto é uma coisa e o PT é outra, isso claro, visando as eleições de 2012. Acontece que não é bem assim. Para se ter uma idéia, nenhuma representação foi aberta contra o prefeito no diretório municipal da legenda e olha que foram protocoladas diversas denúncias contra a gestão de Sobrinho. Para que o leitor reflita, é mais ou menos assim, se amanhã qualquer candidato petista vencer as eleições, boa parte do secretariado de Roberto vai ser aproveitado e se bobear Sobrinho ainda vira “conselheiro” do novo prefeito.
Eleitores
Tem muita gente que ainda vota no PT independente do candidato, ainda acredita na legenda. Portanto vale a pena analisar com muita cautela essa posição.

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