SIMPLESMENTE - F O R A S O B R I N H O

SIMPLESMENTE - F O R A  S O B R I N H O
Vamos colocar ele pra fora da Prefeitura

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CPI NA CAMARA É UMA PIADA, TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO

CPI DA EMDUR – Empresa “FAZ TUDO” de Roberto Sobrinho é apta a trabalhar com iluminação pública

 
 O fato é que o atual prefeito, Roberto Sobrinho (PT), é dono de uma empresa “faz tudo”,
A Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI), aberta pela Câmara de Vereadores de Porto Velho para investigar as denúncias de peculato e prevaricação na Empresa de Desenvolvimento Urbano da Capital (EMDUR) deve, durante seus trabalhos, buscar relações do envolvimento de gente do primeiro escalão da administração municipal em outras supostas falcatruas amplamente divulgadas pela imprensa rondoniense.
O fato é que o atual prefeito, Roberto Sobrinho (PT), é dono de uma empresa “faz tudo”, constituída em junho de 2010, e que tem a maioria das atividades relacionadas a ações comuns a administração municipal, como, por exemplo, serviços de iluminação pública. Isso mesmo, O prefeito abriu uma empresa que também poderia trabalhar com iluminação pública.
Devem-se investigar as empresas contratadas pelo poder público municipal, e checar se alguma delas não contratou ou possui nos seus arquivos contábeis, notas fiscais da VR Madeira. Seja como subcontratada, seja como consultoria.
FAZ TUDO
A empresa do “faz tudo” atua em diversas áreas e segmentos comerciais. Seja na locação de veículos e maquinários, quanto na extração de madeira.
Na época da denúncia, a empresa do prefeito estava estabelecida na sua casa, no bairro jardim das mangueiras. Para piorar, sem nenhuma placa de identificação na porta, com vigilantes armados pagos pelo cidadão portovelhense. Depois da denuncia, Sobrinho e seu filho mudaram a empresa da rua George Resk, Jardim das Mangueiras, zona leste da capital, onde funcionava.
Tudo começou em Junho de 2010. Na presença de um contador, o prefeito de Porto Velho constituiu uma empresa voltada para 39 diferentes atividades econômicas. A firma caseira está apta a extrair madeira em florestas nativas, realizar transporte escolar, aluguel de palco para shows, construção de edifícios, construção de estações de redes de distribuição de energia elétrica e construção de redes de abastecimento de água e coleta de esgotos. E não para por aí.
O empresário Roberto Sobrinho também pode selecionar e agenciar mão de obra, pode vender produtos destinados a iluminação, vender produtos de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, além de atividades agropecuárias.
Engana-se quem pensa que acabaram as aptidões e diversidade empresarial na empresa caseira de Sobrinho. Porque no seu estabelecimento comercial, Sobrinho também se propõe a executar pinturas de prédios, serviços de cartografia, topografia e geodésia, transporte rodoviário de mudanças e passageiros, além de locação de automóveis sem condutor.
No contrato social, o prefeito Roberto possui a maioria das cotas, mas tem um sócio, seu filho Vitor com 10% das ações, onde juntos “tocam” a empresa VR Madeira Transportes Ltda. Uma empresa tipicamente familiar/residencial.
CAMINHÕES 
A VR Madeira Transporte comprou três caminhões zero quilometro da marca IVECO, modelo Eurocargo 260e25n, com caçamba agregada. Caminhões com valor acima dos duzentos e vinte mil reais a unidade
Ainda em dezembro de 2010, pouco mais de 100 dias após ser declarada aberta pela junta comercial do estado, a VR Madeira Transporte comprou três caminhões zero quilometro da marca IVECO, modelo Eurocargo 260e25n, com caçamba agregada. Caminhões com valor acima dos duzentos e vinte mil reais a unidade, financiados pelo banco Bradesco. Os veículos placas NEB – 0898, NEB – 0828 e NEB – 0788 também possuem no seu cadastro o endereço residencial de Roberto Sobrinho.
Interessante que a empresa que detém capital de apenas 50 mil reais, com menos de 60 dias de instalada, conseguiu financiamento de cerca de 700 mil reais. Uma situação atípica para pequenos empresários com empresas residenciais.
Como no contrato social prevê a locação de veículos e os caminhões adquiridos enquadram-se no perfil padrão da frota que constrói a Usina de Santo Antônio, pode ser que Roberto Sobrinho detenha contrato com o consórcio construtor.
FILHOS EMPRESÁRIOS
Nesta empresa, o sócio administrador é o seu filho Vitor Sobrinho. Para conseguir o suposto contrato com as Usinas do Madeira ou empresas diretamente ligadas ao empreendimento, o filho do prefeito pode ter se beneficiado do cargo político de seu pai, tipificado como tráfico de influência.
Outro filho de Roberto Sobrinho também partiu para o empreendedorismo. O jovem Bruno Sobrinho possui pequena participação num restaurante em Porto Velho. O primogênito do prefeito, enxergando uma oportunidade de negócio, também conseguiu um financiamento bancário, fundando o Richard Gourmet, restaurante na praça de alimentação do Porto Velho Shopping. Apesar das altas taxas cobradas pela administração do condomínio do Shopping, a empresa continua aberta e dando lucro.
Quem frequenta a praça de alimentação do Shopping sabe que pouca gente entra no restaurante da família Sobrinho. É público e notório. Um auditor fiscal poderia fazer uma pericia encomendada pelo Ministério Público para apurar possível “lavagem de dinheiro”.
Para tanto, basta acompanhar as entradas de receita na boca do caixa da empresa durante um mês e verificar se bate com o declarado em meses anteriores ao condomínio da Ancar.
Outros parentes do prefeito também são empresários de sucesso. Seu cunhado de pré-nome Iran é administrador da empresa que presta serviço de transporte escolar para o município.
EXECUTIVO
Ninguém tem dúvida que é um caso atípico o acima relatado. Um prefeito no exercício do mandato abre uma empresa na sua casa, com extensa lista de atividades econômicas. Logo de cara, consegue um financiamento bancário que vem “casado” com um suposto contrato de trabalho.
Aqui ninguém acusa Roberto Sobrinho e seu filho Vitor de alguma ilegalidade. Apenas chamamos a atenção para fatos atípicos e coincidentes na constituição de uma empresa comercial  que pode vender até iluminação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário