SIMPLESMENTE - F O R A S O B R I N H O

SIMPLESMENTE - F O R A  S O B R I N H O
Vamos colocar ele pra fora da Prefeitura

terça-feira, 6 de março de 2012

ROBERTO EDUARDO SOBRINHO: O ODORICO PARAGUAÇU DE RONDÔNIA!

“...Sou um jenipapista juramentado.” Odorico Paraguaçu no Bem Amado de Dias Gomes. 
Roberto Eduard Sobrinho, o prefeito, lembra muito Odorico Paraguaçu: a personagem principal de Dias Gomes do livro: o bem amado. ”Não é propriamente um belo homem, mas não se lhes pode negar certo magnetismo pessoal. Demagogo, bem falante, teatral no mau sentido, suas palavras prende, sua figura impressiona e convence.” Afinal foi sindicalista no início de sua meteórica carreira política, foi também o fundador da patota do SINTERO somos sempre nós que até hoje dirige o SINTERO. E Porto Velho sua Sucupira. Nunca vi tamanha semelhança! A ficção de Dias Gomes vem sendo repaginada, atualizada em Porto Velho com uma maior rapidez desde quando o Odorico de Rondônia tomou a prefeitura. Com a lamentável diferença que o que acontece por aqui não é ficção. Com exceção e excreção do que nosso falante prefeito vive falando do que fez e ainda fará neste remoto burgo amazônico, o que existe aqui é um horror para aqueles que dependem dos serviços públicos dessa cidade, especialmente citando e acentuando, o serviço de transporte público por ele oferecido.
Em Sucupira, perdão, Porto Velho, o pai do aniversariante chegou na parada de ônibus, aproximadamente, às 16 horas. Esperou duas horas em pé com uma mochila pesada na costa. Muita gente foi se amontoando na parada; a sinalização dos semáforos hora funcionava, ora não funcionava; os “marronzinhos” [os assim chamados industriais aplicadores de multas da prefeitura] tentava sem muito sucesso fazer o trânsito fluir. A luz do dia estava acabando e cansado de esperar pelo ônibus que não vinha, foi a pé do centro da cidade em direção ao subúrbio, sentido centro-bairro. Da loja “Toca do Coelho” ao bairro do Quatro de Janeiro, na Rua Daniela especificamente. O maldito ônibus da empresa TRÊS MARIAS só passou por ele quando o mesmo se aproximava do PORTO VELHO SHOPPING, porém lotado. Para evitar xingar mais do que vinha xingando pelo caminho a empresa e o prefeito, continuou seguindo a pé para seu casebre suburbano. Suas pernas e coluna doíam muito! E como doíam! Mesmo assim se perguntava: por que os serviços básicos dessa cidade não pode ter o mínimo de qualidade? Por que o prefeito mente tanto? Adora tanto falar de uma cidade ficcional? Cadê a imprensa numa hora dessas?
Mas como a Sucupira do Bem Amado do Dias Gomes: a Porto Velho do Roberto Eduard Sobrinho é uma cidade atrasada, onde há crimes, desastres, roubos, onde nem mesmo as mulheres corneiam os maridos, como é que pode haver imprensa? Imagina quando esta recebe, direta ou indiretamente, patrocínios da prefeitura e do governo do Estado, que por sua vez, também são patrocinadas pelos empresários locais, entre eles, o da única empresa de ônibus que controla o serviço de transporte urbano e interurbano? Na capital a empresa TRÊS MARIAS e no Estado, a EUCATUR. Como pode haver, de fato, imprensa? Nem pensar que ela possa mesmo desejar em rede de rádio e TV denunciarem de fato o horror desse e de outros serviços com a contundência que merece. Afinal, ela anda de ônibus?
Pois é, andando do centro até o bairro onde mora, o pai chegou aproximadamente às 8 horas. Cansado, moído e revoltado para o aniversário do seu filho caçula. Principalmente porque se lembrava, sem querer, de uma das inúmeras falas do prefeito na mídia local. Algo, analogicamente, semelhante ao que o Odorico Paraguaçu dizia quando desejava inaugurar a todo o custo o cemitério da sua cidade, seu elefante branco: “É preciso garantir o depois – de - amanhã, para ter paz e tranqüilidade no agora”. No caso do Roberto Eduard Sobrinho é possível resumir tudo o que costuma dizer na seguinte frase: “é preciso garantir a eleição de “depois - de – amanhã”, amplificando midiaticamente o pouco que se fez até agora”. Não importando se os não-emergentes, a maioria dos usuários dos serviços públicos se lasque no meio do caminho. Ora bolas, o prefeito da cidade, da capital, o burgo-mestre não precisa andar de transporte público!
 
 

Um comentário:

  1. Olá, tornei-me sua seguidora, gostei e muito do seu blog e vou divulgá-lo.
    Mas, sinceramente não concordo em vc mudar de partido...se vc gosta de política, vc tem que lutar para mudar o seu partido, para onde vc for vai acontecer o mesmo...tb me simpatizo com o PT, mas a decepção está onde formos. Não é de partido que temos que mudar, é o conceito e o comportamento das pessoas...temos uma herança cultural na forma como administramos o poder e o dinheiro.
    É lamentável, mas é a realidade.
    Somos acomodados, não lutamos pq achamos que a guerra já tá ganha pelo lado de lá, o que nos falta são lideranças organizadas e sem interesses pessoais.

    ResponderExcluir